A seleção, de Kiera Cass

Sabe aquele livro que você só conhece a sinopse e várias pessoas o amam, mas no fundo fica com receio e enrola para começar a ler? Prazer, minha história com “A seleção”. Não consigo entender o motivo, mas desde a compra do primeiro volume não estava empolgada com a premissa, tanto que só fui dar a início a leitura após ter a trilogia inicial completa. Talvez seja por não ter criado tantas expectativas que eu acabei amando, literalmente, todas as páginas.


“Ele se aproximou, envolvendo minha cintura com seu braço e me puxando para si. Nossos narizes se tocaram. Ele começou a acariciar meu rosto com os dedos de uma forma tão delicada que parecia temer que eu quebrasse.”

Título: A seleção
Autora: Kierra Cass
Páginas: 368
Editora: Seguinte
Avaliação: 

O mundo criado pela autora Kiera Cass tem como cenário um Estados Unidos futurístico, após a quarta guerra mundial, onde o governo abandonou não só o nome, mas também realizou uma mudança na sociedade conhecida até então. Agora as pessoas são divididas entre oito castas, sendo a Um composta pela realeza e Oito por quem não tem absolutamente nada, que vivem a margem desta sociedade, com regras rígidas, como toque de recolher e a proibição de sexo antes do casamento. É nesse novo contexto, agora chamado de Illéa, que somos apresentados a America Singer e a Seleção.

"Éramos artistas. E os artistas e músicos clássicos estavam só três degraus acima da sujeira."

A Seleção nada mais é que um concurso para escolher a próxima rainha e princesa, ou seja, as mulheres dos filhos do rei. Trinta e cinco garotas são escolhidas entre milhares da nação de Illéa e de todas as castas. Após as escolhas serem realizadas, elas são levadas para o palácio, a comunicação com suas respectivas famílias é reduzida, e são induzidas em um mundo totalmente novo. Tudo isso com direito a uma quantia a ser paga para seus familiares enquanto estiverem concorrendo. Parece o sonho de qualquer garota desta sociedade, correto? Errado!

America Singer nunca teve vontade alguma de se quer inscrever-se na Seleção. Desejar a coroa está longe dos seus planos, muito menos em ter que lidar com toda a burocracia que vem junto com este cargo. Sendo uma Cinco e a filha mais velha, de cinco filhos ao total, a morar com os pais, ela se vê chantageada pela mãe para ao menos tentar, que não pelo príncipe, mas o dinheiro a ser recebido. O mais improvável acontece. Entre milhares da região de Carolina, Meri é escolhida para tentar conquistar o coração do príncipe. Ela precisa deixar tudo para trás, família, o namorado secreto Aspen, e sua grande paixão, a música.

Do outro lado está o príncipe Maxon, um jovem que desde o início de sua vida foi criado para participar deste concurso e estar na liderança do reino. Ele é educado, divertido e charmoso. Totalmente o oposto do que America imaginava. Agora, ela começa a repensar sobre toda a sua vida e percebe que pode estar trilhando um caminho que jamais se atreveu a imaginar.

E há também Aspen, o namorado secreto de America. O casal vive seu próprio conto de fadas a mais ou menos dois anos, mas ele é um Seis, socialmente abaixo da casta dela, o que torna esse amor muito sofrido. Da noite para o dia Aspen percebe não ser capaz de sustentar mais uma família futuramente. Ambos se amam, mas ele quer protegê-la e mimá-la, não o contrário. Será tão fácil assim esquecer esse amor?

Os personagens secundários também nos garantem muito encanto. May, mais uma das irmãs Singer, é de longe a personagem mais engraçada com todo o seu excesso de romantismo e carinho. Há também Lucy, Anne e Mary, as criadas de America que são um poço de generosidade e atenção, e Marlee, uma das garotas que está na competição e acaba tornando-se a amiga mais próxima de nossa protagonista. Mas, quem ganhou meu coração foi Shalom, o pai de America, com todo o seu amor e compreensão.

Preciso dizer que a autora, Kiera Cass conquistou meu coração com essa obra. Com uma narração em primeira pessoa, fica impossível não colocar-se no lugar de America em diversos momentos. É uma leitura leve, com personagens simples, porém cativantes, resultando ser impossível não gostar desta história. Quanto mais eu avançava, mais a minha curiosidade aumentava. 

As mensagens nas entrelinhas também somaram muito para isso. Esta nova sociedade pode ser vista sim como sexista – Aspen x America – , e obviamente estratificada, onde a maior parte da população passa fome enquanto a família real faz o seu show. Algumas das regras, como o toque de recolher, a proibição quanto ao relacionamento e até mesmo as castas, são exemplos de controle social. O fato de a história não ser escrita – não possuem livros em Illéa contando sobre –, e sim passada oralmente, somando com uma educação precária e o desinteresse das castas inferiores com a mesma, acaba se fazendo fácil desconstruir o passado para que as pessoas não anseiem por mudanças semelhantes àquelas e aceitem o atual presente.

Quando terminei fiquei com a sensação desesperadora de querer ler a continuação, e não perdi tempo, logo comecei. O primeiro volume da trilogia “A Seleção” está mais do que aprovado.

26 comments

  1. é muito bom quando encontramos um livro legal. comigo da vontade de ler tudo no mesmo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre assim né? Muito obrigada pelo comentário.

      Grande beijo!

      Excluir
  2. achei incrivel, vou procurar ler quando eu terminar o meu ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Ja li resenhas super positivas, quero muito ler este livro.
    A resenha ficou maravilhosa ☺
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, tudo bem? Muito obrigada! Tenho certeza que você vai adorar esta obra. Beijos.

      Excluir
  4. Minha amiga falou muito bem desse livro esses dias, juro. Vou tentar ler;...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Tenta ler mesmo, ele é maravilhoso. Grande beijo!

      Excluir
  5. Quero muito ler sua resenha me deixou super curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Tente ler, certeza que você vai adorar a história, pois a obra é maravilhosa. Muito obrigada e beijos!

      Excluir
  6. Ouvi falar muito bem dos livros, mas ainda não tive oportunidade de ler :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayama, tudo bem? Que pena! Mas, quando tiver a oportunidade, leia! A história é muito gostosa e tenho certeza que você não irá se arrepender. Beijos!

      Excluir
  7. Sempre vejo no AVON para vender essa coleção já pensei em comprar duas vezes e não comprei agora vou pedir para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Faça isso mesmo, pois tenho certeza que você irá gostar. Depois me conta o que achou. Beijos!

      Excluir
  8. Nossa, que incrível, muito romance, e decisões difíceis, só pela resenha já me encantou.. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem? Muito obrigada pelo comentário e é exatamente isso que você descreveu. O livro realmente é um encanto, super recomendo. Grande beijo :*

      Excluir
  9. Eu já vi algumas resenhas dele e o resumo dos outros volumes mas ainda não tinha lido nenhum. Adorei conhecer a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem? Que bacana isso, se você tiver a oportunidade, leia! A história é muito boa e tenho certeza que você vai gostar. Grande beijo :*

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi Bru, tudo bem? Procure mesmo, pois tenho certeza que você vai adorar. Beijos!

      Excluir
  11. Gostei da resenha, apesar de nunca ter sentindo muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Que pena se sentir assim em relação a obra, pois ela realmente é incrível. Mas, normal né? Cada um com sua opinião. Muito obrigada pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  12. Eu tenho esta trilogia na estante e ela me espera há um certo tempo. Não tenho dúvidas de seu potencial, mas desanimei quando descobri que depois de ter adquirido os três livros e estar preparada para iniciar a leitura, a autora havia divulgado o lançamento de novos livros hahhahha

    Agora quero todos os livros em casa para começar a ler, pois não consigo imaginar sentir vontade de ler a sequência e não tê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem? Então, eu pensava exatamente como você até descobrir que os últimos dois volumes da série se passam 20 anos após o fim da Seleção na qual América Singer - personagem principal da trilogia - participou. Hoje, após concluir todas as obras, posso lhe afirmar que a leitura apenas da trilogia inicial é bem tranquila, pois o arco final da mesma se encerra devidamente. Por favor, após lê-los me diga o que achou. Gostaria de saber sua opinião :)

      Grande beijo e até a próxima!

      Excluir
  13. Já me falaram muito bem dos livros, a resenha está impecável em todos os detalhes, pretendo estar lendo em breve

    Parabéns, sucesso

    ---> https://deualoucanatatau.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tabate, tudo bem? De fato os livros desta série são ótimos e eu indico todos eles. Caso venha a realizar a leitura, não deixe de me contar o que achou. Muito obrigada pelo seu comentário e até uma próxima.

      Grande beijo!

      Excluir