Espada de vidro, de Victoria Aveyard

“A Rainha vermelha” foi um livro que me fisgou totalmente. Por este motivo comecei a sua sequência com as expectativas nas alturas, e não me decepcionei.

Neste segundo volume Mare se une a Guarda Escarlate e está disposta a dar início a uma grande revolução para ajudar pessoas como ela. Não são Prateados, nem Vermelhos, e sim Sanguenovos. Além do seu sangue em comum, ambos estão foragidos e correm muito perigo.


"A garota que vejo é, ao mesmo tempo, familiar e estranha - Mare, Mareena, garota elétrica, rainha vermelha - e ninguém ao mesmo tempo. Não é prateada. Não é vermelha. Não é humana. Um símbolo da Guarda Escarlate, um rosto num cartaz de procurados, a perdição de um príncipe, uma ladra... Uma assassina. uma boneca que assume qualquer forma, menos a própria."

Título: Espada de vidro
Autora: Victoria Aveyard
Páginas: 496
Editora: Seguinte
Avaliação: 

Ela está traumatizada pela traição do livro anterior, pelas coisas terríveis que teve de fazer e enfrentar. Não confia em mais ninguém, nem nela mesma. Mas, o que a move é que ainda há vermelhos e Prateados que não concordam com o governo de Maven e Elara. Caídos que se erguerão, como a aurora.

Com a lista de nomes de todos os sanguenovos em mãos, Mare começa uma busca contra o tempo, e contra o rei. Salvar outros como ela. Vermelhos com dons Prateados, que irão fazer toda diferença nesta batalha.

Há também a descoberta de que a Guarda é muito maior do que o imaginado. Mas, como nem tudo que reluz é ouro, ela percebe que não são todos que a veem como algo grandioso, inclusive, alguns destes a acham uma aberração.

Em "Espada de vidro" a autora Victoria Aveyard conseguiu, novamente, compartilhar até o mínimo detalhe dos pensamentos de cada personagem, fazendo com que nos sentíssemos inseridos dentro da história, que fossemos Mare, Shade, Farley ou Cal.

Nossa protagonista continua sendo destemida e muito impulsiva, talvez mais que no seu livro antecessor. Ela quer vingança, que os prateados que se acham superiores paguem por todo sangue vermelho derramado até então. Ela enxerga, nos sanguenovos, uma maneira de alavancar o poder dos vermelhos.

Cal e não marcou tanta presença. Agora ele é um exilado, forçado a abandonar tudo o que conhecia, é um assassino aos olhos de todos de Norta. Sem saída, ele se vê junto da Guarda Escarlate e ao lado de Mare. Vale ressaltar como a Victoria deixou claro a fidelidade deste com o sangue prateado, de como aquela não é a sua guerra.

Alguns personagens secundários ganharam mais destaque. Shade, o irmão de Mare, é o oposto dela. Ele é protetor e a ama muito. Há cena final envolvendo ambos que me fez chorar como uma criança. Há também Farley, a rebelde Vermelha, que é uma guerreira nata, que deixar suas emoções e humanidade transparecer conforme a história avança. Já Kilorn, o melhor amigo da garota elétrica, se mostra um companheiro fiel, com o qual ela pode contar em todos os momentos. É um guerreiro vermelho em meio a Prateados e Sanguenovos.

Com a procura por sanguenovos a todo vapor, é óbvio que muitos personagens novos pipocaram ao longo das páginas. Gareth e seu poder telecinético; Nanny e sua habilidade de se transformar em qualquer pessoa; Jon, que vê o futuro a todo momento. A autora inseriu todos eles de forma maravilhosa e soube guiar o seu desenvolvimento perfeitamente.

E claro, há Maven. Guiado pela terrível mãe, Elara, ele é um grande obstáculo nesta g
uerra. O personagem não aparece muito ao longo das páginas, mas sua presença está em todas as linhas. Mare quer vingança, quer matá-lo, mas no fundo ainda há esperança pelo o que um dia ela achou que ele foi.

"Vejo Maven em cada forma retorcida, em cada contorno escuro. Ele me disse uma vez que era a sombra da chama. Agora tenho medo de que tenha virado a sombra da minha mente; pior que um caçador, pior que um fantasma."

O livro é tão bom que as quase 500 páginas passam voando. Você começa e quando percebe já acabou. Eu amei este livro tanto quanto o primeiro e obviamente super indico ele. Se você ainda não começou essa série, corre, pois está perdendo uma história incrível.

20 comments

  1. Ai que livro liindo! É um dos generos que mais gosto e sua resenha me encantou! Vou deixar aqui nos favoritos para poder comprar o livro quando o mes virar e poder conhecer um pouco mais sobre a Nanny, que me deixou bastante curiosa. ^^
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne, tudo bem? Fico tão feliz por saber disso. Esse também é um dos meus gêneros favoritos, sempre estou a caça de novas histórias. A Nanny é um dos meus personagens favoritos. Quando terminar a leitura, me conta o que achou :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Que lindo! Sua resenha foi ótima!!!! Leio tantas resenhas de livros já tenho uns 10 na minha lista... A gente sempre acaba conhecendo e às vezes até se indentificando com algumas coisas. Já quero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daryéling, tudo bem? É bem assim mesmo, vamos conhecendo títulos e adicionando em nossas listas como se não houvesse amanhã. O resultado é uma lista de desejos gigantesca. Muito obrigada pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  3. Muito boa sua resenha..mais um anotado na minha lista bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika, tudo bem? Fico feliz em saber que gostou. Fique ligada nas postagens do blog, pois semanalmente sai dicas de livro por aqui. Beijos e até a próxima!

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar nessa série, me interessei.

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stéfani, tudo bem? Esta série em questão é maravilhosa e eu super indico para todos. Quando tiver a oportunidade, leia! Obrigada pelo comentário e até mais :)

      Excluir
  5. Puxa super interessante, e instigantes gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bru, tudo bem? Fico muito feliz em saber que gostou. De fato a trama é bem interessante. Aposto que você vai gostar da leitura :)

      Grande beijo.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá Midian, tudo bem? De fato o livro é extremamente interessante e uma leitura maravilhosa. Espero que goste! Beijos :*

      Excluir
  7. Não conhecia o livro nem a autora. Não é bem o tipo de livro que eu costumo ler, mas sempre gosto de ampliar meus horizontes, gostei da indicação e já coloquei na minha listinha de compras! Bj


    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado da leitura. Caso a realize, não deixe de passar por aqui e me contar o que achou. Beijos!

      Excluir
  8. Que livro bacana, gostei muito da resenha e da sinopse do livro, ainda não tinha conhecido os livros, mas me parecem ser realmente bons. Ótima indicação, Beijos

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dandara, tudo bem? Feliz por saber que gostou da indicação. Espero que seja uma ótima leitura para você, caso venha a realizar. Beijos e até a próxima!

      Excluir
  9. Sou louca para ler essa série, mas eu nunca consigo terminar ou pegar Rainha Vermelha e tipo ele está na minha lista de leitura desde o ano passado e eu nunca consigo pegar ele para ler, com a sua resenha talvez eu o faça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda, tudo bem? Espero que o pegue logo, pois a leitura é fantástica. Não deixe de passar por aqui e me contar o que achou. Beijos e até mais!

      Excluir
  10. Vou confessar que não li sua resenha, mas tenho um bom motivo, é que estou LOUCA para ler essa série e não quero me influenciar de forma nenhuma, nem positiva, nem negativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Entendo muito bem isso. Quando também estou nessa situação, tento ao máximo evitar resenhas de tal obra. Espero que goste da leitura da série. Beijos :*

      Excluir