A rainha vermelha, de Victoria Aveyard

Quando fiquei sabendo da premissa do livro a minha ansiedade para lê-lo só aumentou. Esta obra uniu tudo o que eu mais gosto em uma história: distopia, um quê de medieval, suspense e romance nas entrelinhas. Ao ler os primeiros capítulos, comecei a imaginar como ele daria um ótimo filme, ou até mesmo uma série, e desligada como sou, não sabia que um longa já estava sendo produzido. Agora, imaginem a minha alegria ao receber esta notícia. Já estou me planejando porque é certo que estarei na pré-estreia do mesmo. Até o momento não consigo explicar ao certo o quanto gostei de literalmente todas as páginas e espero conseguir passar tudo isso para vocês através da resenha a seguir.


"Parte de mim deseja se submeter às correntes, a uma vida cativa e silenciosa. Mas eu já vivi uma vida assim, na lama, nas sombras, numa cela, num vestido de seda. Jamais serei submissa de novo. E jamais vou parar de lutar."

Título: A rainha vermelha
Autora: Victoria Aveyard
Páginas: 422
Editora: Seguinte
Avaliação: 

Em um mundo dividido por sangue, apenas os prateados são dotados de poder, não só políticos e financeiros, mas verdadeiros dons. Manipulação da água, fogo, metais, natureza, desaparecer e aparecer em outro local, e até mesmo mexer com a mente do outro. São alguns dos exemplos que os tornam a raça superior neste novo mundo.

Mare Barrow conhece muito bem esta vida dividida entre vermelhos e prateados. Ela  é uma garota simples que sobrevive de roubos para ajudar sua família, enquanto aguarda o recrutamento para se juntar a uma guerra da qual não faz parte. Isso tudo por um simples motivo, seu sangue vermelho.

Mas, sua realidade é revirada de ponta cabeça quando a mesma recebe uma oportunidade de trabalho no palácio do rei. Em meio a um evento especial da família real, Mare se revela para todos e para si mesma. A descoberta de uma vermelha com poderes incríveis é arremessada diante de todos. Como isto é possível? Quem é esta garota?

É dentro deste contexto que começamos a ser apresentados a uma garota coberta por mentiras que podem vir a engoli-la. Agora ela deve seguir o papel de uma nobre prateada e cuidar para não dar sequer um passo em falso. Qualquer erro pode custar a sua vida. Com a cabeça e coração voltados totalmente para a causa com a qual se comprometeu, libertar os vermelhos, Mare acaba relutando que um romance surja na história, mesmo com dois príncipes encantadores demonstrando a todo o momento afeto por ela.

A Guarda Escarlate, grupo compostos por vermelhos dispostos a criar uma grande rebelião, é o outro grande foco da história. Eles lutam contra os prateados tentando mostrar que não há nada desigual entre ambos. E é claro, que mesmo rodeada por toda luxuria, Barrow não esquecera por tudo o que passou ao longo de seus dezessete anos.

Algo que merece grande destaque é o mundo criado pela Victoria. Achei demasiado interessante o fato de dar poderes sobrenaturais e como estes estão ligados a descendência e formação das casas deste povo. Outro ponto a ser evidenciado são os personagens secundários que prometem te surpreender a cada reviravolta. Os príncipes, Cal e Maven, mais distintos que o sol e a lua; a rainha Elara e seu poder avassalador de possuir mentes; o rei Tiberias e todo seu poder político; Julian que se mostra um verdadeiro amigo de Mare neste covil de víboras; e a família de Mare, que mesmo passando tanto trabalho, desgosta dos atos de roubos de sua filha.

O livro é narrado em terceira pessoa, a partir do ponto de vista de Mare, fazendo com que o leitor seja influenciado por sua perspectiva. Aos poucos vamos percebendo que a personagem é movida pela esperança e vontade de mudanças, o que acaba prejudicando sua visão sobre o que está tão claro a sua volta. Vale ressaltar que isto não prejudica o olhar além do que ela enxerga sobre este mundo.

Me deixou triste saber que muita gente compara a obra com séries como "A seleção" e "Jogos vorazes". Ainda não li o primeiro, mas sabendo o pouco da premissa, acredito que a única coisa que se assemelha seja a Prova Real, algo que é citado apenas nos primeiros capítulos para poder desenvolver a verdadeira trama. A comparação com o segundo título, respectivamente, é também meio desnecessário, pois aqui se contrasta dois personagens, Gale e Kilorn, ambos amigos de infância da personagem principal. De fato há semelhanças, porém muito pequenas e não desmerecem a trama ou a autora e mesmo o grande sucesso do livro.

Eu adorei cada detalhe que a autora Victoria Aveyard nos apresentou e tenho absoluta certeza, quem gosta de distopias que envolvam muita aventura e um toque de poderes para lá de extraordinários, vai amar “A rainha vermelha”. Amei tanto cada página que não pude me conter e já iniciei a leitura de seu próximo volume, “A espada de vidro” e dos contos “A canção da rainha” e “Cicatrizes de aço”.


Follow

54 comments

  1. A história do livro é bastante interessante, a trama é empolgante, envolvente, os personagens são muito cativantes, muito legal que vai ter o filme, sua resenha ficou ótima parabéns, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar, tudo bem? Me deixa feliz em saber que gostou da indicação. Caso realize a leitura, não deixe de me contar o que achou. Beijos!

      Excluir
  2. Oi Júlia, a sua resenha ficou ótima! Fiquei bastante interessada no livro. Confesso que também me lembrou alguns traços de Divergente mas creio que também são traços bem mínimos. Parece um livro bem promissor. Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hilda, tudo bem? Feliz em saber que gostou da postagem. É exatamente isso, traços mínimos e não atrapalham em nada a leitura. Espero que goste e por favor, não me deixe de me contar o que achou caso a realize. Beijos e até mais!

      Excluir
  3. Oi,
    Eu adorei essa resenha, parabéns !!
    fiquei bem interessante,
    vou coloca a lista :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol, tudo bem? Alegria por saber que você gostou da resenha. Caso venha realizar a leitura, não deixe de me contar o que achou ok? Beijos!

      Excluir
  4. Está na minha lista de desejos! Quero por em pratica já, pois amei muito tua resenha sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Feliz por saber que gostou da postagem. Espero que o livro te agrade tanto quanto eu. Beijos :*

      Excluir
  5. oi
    Já ouvi falar bastante desse
    livro e todos os comentários foram positivos, após ler sua resenha fiquei
    curiosa para lê-lo, pois parece realmente interessante.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana, tudo bem? Fico feliz por você ter gostado e se interessado pela obra. Caso realize a leitura, não deixe de passar por aqui e me contar sua opinião. Beijos e até mais!

      Excluir
  6. Fiquei encantada com o livro, tenho de o colocar na lista de desejos de livros a ler.
    Beijos

    *seguindo o blog*
    O meu blogFanPageInstagramTwitterCanal no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Espero que goste da leitura. Não deixe de me contar o que achou. Beijos :*

      Excluir
  7. Oi, ou tudo bem?

    Ainda não conhecia o livro, porém através da resenha pude observar que a história parece ser incrível!

    Bjos, secesso

    ----> https://deualoucanatatau.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tabate, tudo bem? Que bom que gostou da postagem, me deixa muito feliz em saber. Beijos e até a próxima!

      Excluir
  8. Muita gente já tinha me indicado esse livro, mas confesso que ainda não li. Tua resenha me deu vontade de ir atras! Adoro esse tipo de leitura! Beijos❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo certo? Feliz ao saber disso garota. Espero que você adore a leitura tanto quanto eu. Caso a realize, não deixe de voltar por aqui e me contar o que achou ok? Beijos e até mais.

      Excluir
  9. Achei bem interessante a história em si, ótima resenha, fiquei curiosa com o desfecho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Me deixa feliz saber que despertei essa curiosidade em você. Espero que goste caso realizar a leitura, Beijos!

      Excluir
  10. Nossa me encantei pela resenha, fiquei curiosa pra ler mais e mais! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara, tudo bem? Fico feliz em saber que você gostou da resenha. Fique ligada que semanalmente sai novas postagens do tipo aqui no blog. Beijos!

      Excluir
  11. Eu particularmente gosto bastante de livros em terceira pessoa, nunca tinha visto este livro e fiquei com vontade de ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, tudo bem? Espero que goste da leitura quando venha a realizar. Beijos :*

      Excluir
  12. Eu curto leitura de mistério, terror, romance, enfim, na verdade eu gosto de tudo, dependendo até de biografias rsrs
    Só não sou uma leitora assídua, mas adoro ler, e lendo o teu Review me deu vontade de ler esse livro, parece ser empolgante, vou levar o nome comigo ...
    Valeu pela dica!
    Bjs ❤
    Minda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Minda, tudo bem? Fiquei muito feliz ao saber que despertei esta vontade em você. Espero que goste da leitura caso venha a realizar. Beijos!

      Excluir
  13. Em primeiro lugar, quero dizer que amei o seu blog! Em segundo lugar, quero dizer que amei a resenha!! Ainda não conhecia o livro, quem não entra para minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Muito obrigada por ambos os elogios, fiquei muito feliz ao lê-los. Espero que goste da leitura :) Beijos e até a próxima!

      Excluir
  14. Sua resenha fez eu me imaginar na história, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nani, tudo bem? Este livro é fantástico, tenho certeza que você irá adorar a leitura. Beijos e até mais :)

      Excluir
  15. Apesar de A Rainha Vermelha lembrar a junção de outros livros, ainda sim é uma ótima leitura e trás elementos que surpreende. Curiosa pala ler os demais livros da série.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? É exatamente isso que você falou, uma ótima leitura. Os outros livros também são maravilhosos. Inclusive, já tem resenha aqui no blog. Não deixe de conferir. Beijos!

      Excluir
  16. Eu tenho uma curiosidade enorme por esse livro, já ouvi gente falando bem e gente falando muito mal, ai sempre fico na dúvida se leio ou não kkkk
    e amei suas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, tudo bem? Eu acho que você deveria ler em! É uma ótima leitura, tanto o primeiro volume, quanto seus posteriores. Muito obrigada pelo elogio. Beijos!

      Excluir
  17. Livros assim me encantam! De verdade ♥ suas fotos foram bem incríveis, viu? Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem? Muito obrigada pelo elogio <3 Espero que goste da leitura caso venha a realizar. Beijos e até mais!

      Excluir
  18. Estou loucaaa para ler esse livro! Minha amiga leu e me falou que é incrível. Mal posso esperar pela oportunidade de lê-lo. Beijos.
    Também tenho um blog literário. https://eiilauram.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, tudo bem? Assim que puder, leia este livro. Ele é realmente incrível e tenho certeza que você irá gostar. Beijos e até a próxima!

      Excluir
  19. Que livro é este?! Que top, gostei muito da sua resenha e me despertou a vontade de ler. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Estou muito feliz por saber que você gostou da resenha. Espero que adore a leitura caso venha a realizar. Não deixe de voltar por aqui e me contar o que achou, ok? Beijos e até mais :*

      Excluir
  20. Gostei da resenha. Que legal que vai ter o filme. Vc escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, eu amava esse livro pela capa, agora o amo pela história! Entrou para a minha lista desse ano!
    Um beijo, www.josya.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, tudo bem? Fico muito feliz ao saber que minha indicação fez com que você gostasse da obra. Espero que aprecie a leitura tanto quanto eu :) Beijos e até mais!

      Excluir
  22. A história parece ser bem bacana, já quero ler, sem dúvidas! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, tudo bem? Fico feliz em saber que gostou da indicação. Obrigada pelo comentário e até mais :*

      Excluir
  23. Gostei da historia , adoro livro assim !

    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. eu tô doida pra ler!!! achei a premissa da história nada a ver com Jogos Vorazes ou Seleção. talvez lembre JV mas Seleção nem um pouco kkkkk até pq acho que o foco da Seleção é mais o romance mesmo. Essa história parece ser aquelas que tiram o fôlego. Sua resenha me deixou com muita curiosidade sobre a trajetória dessa Mare. quero muito conhecê-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa, tudo bem? Felicidade por saber que despertei tal vontade em você. Espero que goste da leitura, depois me conta sua opinião. Beijos!

      Excluir
  25. eu nem sabia do que se tratava esse livro, agora sei hahaha mas desde a primeira vez que vi a capa dele, fiquei muito curiosa!!
    distopias sao muito boas, adoro ficar viajando hahaha
    é natural comparar distopias da mesma época, nao sei quais comparações fizeram por que nao li nenhum deles (esta la lista desse ano jogos vorazes), mas o ser humano vive por comparação, entao.... hahahah
    beijos, adorei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, tudo bem? Fico feliz em saber que você gostou da resenha. Espero que goste da leitura deste e de Jogos Vorazes, que também é muito bacana. Beijos!

      Excluir
  26. Ain, eu estava super ansiosa para ler depois da maioria dos meus youtubers favoritos recomendarem ele hehe, mas quando eu cheguei na livraria para comprar alguns da minha listinha, a vendedora super me desmotivou a comprar e eu acabei levando outro. Me arrependendo muito e ainda quero muito ler. Não sabia que vai ter filme, haha! Aguardo! Amei a sua resenha!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bem? Que horrível essa vendedora, ainda mais que a leitura é simplesmente maravilhosa. Volte atrás nessa decisão e leia mesmo, pois super vale a pena. E já sabe, não confie nessas vendedoras hahahha! Beijos :*

      Excluir
  27. Primeiro preciso dizer que seu BLOG é lindo!
    Sua resenha está tão detalhada e envolvente que dá vontade de ler esse livro AGORA! Agora que sei que vai ter filme, quero mesmo ler ele! Beijo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol, tudo bem? Mulher, muito obrigada por ambos os elogios, fiquei toda boba por aqui. Espero que goste da leitura. Beijos!

      Excluir