Fangirl, de Rainbow Rowell

Desde o momento em que coloquei meus olhos em Fangirl, já sabia que iria amar. E foi exatamente isso que aconteceu. Com uma história leve, divertida e que aborda assuntos importantes, me vi apaixonada. A autora conseguiu juntar relacionamento familiar, problemas com ansiedade, romance, amizade e auto descoberta em uma trama extremamente real.


"- Por que escrevemos ficção? Porque eu escrevo? Para ser outra pessoa, Cath pensou.Para nos libertamos de nós mesmos.Para parar. Parar de ser qualquer coisa em qualquer lugar.Para desaparecer."

Título: Fangirl
Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 424
Editora: Novo Século

Fangirl de Rainbow Rowell conta a história de Cath, uma menina que não escolheu ir para faculdade, mas sim Wren. Como uma boa irmã gêmea, que não desgruda da outra, Cath resolveu segui-la. Mas, é a partir dai que tudo muda. Wren decide que não quer a irmã como colega de quarto e aos poucos vai distanciando-se. Ela então se encontra sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.

Cath é fã da série de livros Simon Snow. O tipo de fã que respira a obra. Ela vive lendo e relendo os livos, sempre está antenada em tudo o que acontece neste mundo e escreve uma fanfic de grande sucesso. Diferente de Wren, que ao crescer foi deixando esta paixão de lado, Cath não consegue desapegar. Afinal, em sua fanfic ela sabe exatamente o que dizer, expressar. É o seu verdadeiro refúgio.

Abandonada pela mãe ainda pequena e por ter vivido sempre imersa na vida de seus personagens, nossa protagonista tem grande dificuldade de encarar a vida real. Por ser tão medrosa ela acaba afastando as pessoas ou até mesmo não deixando-as aproximar. Tem receio de se arriscar e acreditar em si mesma. Mas, não se engane, Cath é uma personagem adorável e divertida. Será que Cath está pronta para começar a viver a própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Não poderia deixar de destacar Reagan. Ela é colega de quarto de Cath e no começo aparenta não ser uma pessoa bacana e vive levando garotos para o dormitório, principalmente Levi. Ele, por sua vez, é o atual ex namorado de Reagan que acaba conquistando e despertando sentimentos, até então nunca vividos por Cath.

A autora soube tratar a relação de Cath com o fandom e as fanfics de maneia perfeita. Afinal, ela poderia ter representado com algo que a personagem precisasse deixar para trás e amadurecer. Este relacionamento foi muito bem explorado, principalmente com os paralelos entre "Vá em frente", sua fanfic, e as aulas de Escrita Criativa. 

Este foi o meu primeiro contato com a Rainbow e eu não vejo a hora de poder ler outros de seus livros. Eu adorei sua escrita, simplesmente incrível. Fangirl é uma leitura envolvente, leve e tranquila, me identifiquei com a Cath em algumas coisas e algumas vezes queria entrar no livro para ajudá-la. Entrou para a minha lista de favoritos.

6 comments

  1. Eu simplesmente amo esse livro. Na época estava precisando de algo "leve" para ler depois de ter consumido muita ficção Histórica haha, mas "Fangirl" acabou se tornando uma história marcante.

    Adorei a resenha!
    Beijos

    http://www.circoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei com essa sensação. Ao mesmo tempo que foi uma leitura leve, também foi muito marcante. A principio eu adorei a Rainbow, espero poder ler mais obras da autora em breve. Muito obrigada!

      Grande beijo.

      Excluir
  2. Eu amei sua resenha (like always), mas acho que você já sabe minha opinião sobre esse livro, né? Mas você conseguiu me deixar com aquela pequena vontade de ler ele de novo e isso é surpreendente haha Mas acho muito interessante ver diferentes pontos de vista de um mesmo livro e você conseguiu expressar sua opinião muitoo bem! Arrasani sempre, Ju! <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que consegui despertar esta vontade em você. Estou surpresa, já que sei sua opinião sobre. Fiquei feliz em saber disso, mesmo que ela seja pequenina. Também acho muito interessante podermos analisar diferentes pontos de vista, é o que torna a pós-leitura mais legal.

      Muito obrigada pelo carinho Emi. Grande beijo <3

      Excluir
  3. Olá!
    Primeira vez que visito o seu blog e curti bastante c: Conheci pelo instagram - que achei lindo, aliás -. Nunca li nada da Rainbow, mas tenho muita vontade, sempre falam tão bem dela e suas obras. Fangirl tá na minha lista há um bom tempo, mas ainda nem tenho na estante, mas pretendo! Tenho bastante curiosidade, parece ser uma leitura bem gostosa.

    Beijo,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela! Muito obrigada pelo carinho. Até então só li Fangirl da Rainbow, mas já super indico. O livro é maravilhoso e possui uma leitura muito leve. Vale a pena passar ele na frente de outros.

      Grande beijo.

      Excluir