A arte de correr na chuva, de Garth Stein

Começo escrevendo essa resenha com os olhos inchados e úmidos, a cabeça doendo e latejando. Os claros sintomas de muitas lágrimas derramadas. Isso significa que o livro teve um final não feliz, triste? Posso afirmar que o destino da história já era de conhecimento nas primeiras páginas.


“Uma vez eu vi um documentário. Falava dos cães na Mongólia. Dizem que a encarnação seguinte do cachorro – um cão que esta pronto para deixar suas qualidades de cachorro para trás – é como homem... Mas, havia outra coisa... Quando um cachorro morre, sua alma é libertada para correr até que esteja pronto para renascer. Eu lembro. Quando eu renascer como homem, vou encontrar Denny. Vou encontrar Zöe. Vou andar até eles e cumprimentá-los com um aperto de mão e dizer “Enzo mandou um oi”. Eles vão ver.”

Título: A arte de correr na chuva
Autor: Garth Stein
Páginas: 304
Editora: Ediouro
Avaliação: 

O livro começa com Enzo, o cachorro, narrando o trecho acima seguido de uma explicação do porque de cachorros não poderem falar. A língua comprida é a culpada. O primeiro capítulo nos apresenta um Enzo fraco e velho, deitado em um poça da própria urina esperando seu dono chegar.

Os capítulos que seguem irão contar o passado, desde a chegada de Denny na vida do cachorro, ou vice e versa, até a visita e mudança de Eve para o apartamento, e por fim, a chegada do bebê Zöe. Enzo irá recapitular a sua vida.

Denny é o melhor dono possível e piloto de fórmula 1 por paixão. Eve que aos poucos foi ganhando o seu coração. Zöe a quem nunca fez mal, que amava e protegia com todo o seu ser. Uma história linda, cheia de dificuldades, mas Enzo encarrega-se de nos mostrar que sempre há uma saída, que não devemos desistir na primeira curva.

O livro aborda Ayrton Senna inúmeras vezes, muitas referências a fórmula 1, esporte esse que sempre gostei desde criança, mas se não for o seu caso fique tranquilo. O autor soube explicar tudo bem direitinho, com uma escrita leve e simples. Você começa um parágrafo e quando percebe terminou cinco capítulos. A história é muito envolvente e Garth Stein soube conduzir maravilhosamente bem. Vemos a vida real comparada a uma corrida de carros de forma espetacular e real.

Uma velha amiga sempre me indicou este livro e finalmente tive a oportunidade de pegá-lo emprestado na biblioteca. Que sorte! Temos aqui o meu livro favorito. Desbancou todos os outros que ocupavam esta lista. Foi rápido para o pódio. Primeiro lugar!

A mensagem que ele nos passa é linda. O fato de Enzo ser o narrador, contar a história, torna tudo mais lindo. A visão da vida por um cachorro. O nosso melhor amigo.


“Os gestos são tudo que eu tenho; às vezes precisam ser de natureza ampla. E, apesar de passarem dos limites em algumas ocasiões e parecerem melodramáticos, são o que tenho para me comunicar claramente.”

Sou o tipo de pessoa que ama cachorros. Não consigo ver um na rua e não dar carinho, um pouco de atenção. Acho que em outra vida devo ter sido um cachorro, há grandes chances. Durante e após terminar a leitura meu amor por esses seres só aumentou. O carinho e amor com os meus está gigantesco.


Temos que ter respeito e afeto por eles, não só cachorros, mas todos. Não é porque eles não podem falar, andar, se movimentar como nós que são inferiores. Esse papo de serem irracionais para mim não cola. Falam isso porque ainda não viram o meu cachorro. Já pararam para pensar que nós podemos ser os irracionais por não compreender eles? Fica a reflexão.

26 comments

  1. Que historia hein, parece ser um livro incrivel ainda mais falando de animais de estimação!!! Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ade, tudo bem? De fato a história é incrível e emocionante. Eu super recomendo esta obra. Obrigada pelo comentário e até mais!

      Excluir
  2. a pouco tempo perdi a minha cachorrinha goridinha pequeninha, sinto muito a falta dela. Vou ler esse livro, adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Meu sentimentos pela sua cachorrinha, imagino o quão difícil deve ser. Tenho três cachorros e o mais velho está chegando aos 15 anos, sei que o momento está cada vez mais próximo, porém não faço a mínima ideia de como me preparar para isso. Acho que é meio impossível né?! Muito obrigada pelo feedback, e depois me conte o que achou da obra ok? Até a próxima.

      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa que resenha. Interessante o livro. Valeu. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamila, tudo bem? O livro é maravilhoso, super indico! Até a próxima e beijos :*

      Excluir
  4. gente, que livro diferente :O eu tenho certeza q iria chorar igual uma criancinha lendo, tudo com cachorro e morte me faz querer desabar de chorar =( mas fiquei curiosa, otima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana, tudo bem? Acredita que também sou assim em relação a histórias com cachorros, sou muito emotivo. Preciso te confessar que eu chorei horrores com esse livro, então há grandes chances do mesmo acontecer com você. Depois me conte o que achou da obra, ok? Muito obrigada pelo comentário e até mais :*

      Excluir
  5. Amei a resenha, o livro parece ser muito emocionante!Fiquei muito curiosa pra conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Késia, tudo bem? Fico muito feliz que você tenha gostado. Espero que, se você realize a leitura, goste da obra.

      Beijos e até mais!

      Excluir
  6. Que resenha mais linda! Fiquei super curiosa por esse livro e cheia de vontade de poder ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâm, tudo bem? Ótimo que você tenha gostado, me deixa muito feliz. Se vier a realizar a leitura, não deixe de me contar o que achou sobre. Obrigada pelo comentário e até a próxima.

      Excluir
  7. Me parecer um livro incrível, diferente, a resenha ficou maravilhosa fiquei muito curiosa de ler
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Muito obrigada pelo seu comentário, me deixa extremamente feliz saber que gostou da resenha. É simplesmente ótimo este feedback. O livro de fato é incrível, recomendo muito! Beijos :*

      Excluir
  8. Me parece ser um ótimo livro. Pena q ultimamente não estou tendo tempo pra nada, pois se não fosse isso leria com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Uma pena quando não temos muito tempo para realizar nossas leituras. Mas, assim que você tiver aquela brecha, não deixe de incluir esta obra em sua lista, pois vale muito a pena. Obrigada pelo comentário e até mais. Beijos!

      Excluir
  9. Adoro esse tipo de livro. Mas esse aí nunca tinha ouvido falar. Parece se ótimo, adorei. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quézia, tudo bem? O livro não é tão conhecido, mas vale a pena a leitura. Como disse na resenha, super indico ele. Obrigada pelo comentário e até mais :*

      Excluir
  10. Esse parece o tipo do livro que destrui o psicologico.

    Na verdade não tem como duvidar disso principalmente pela introdução.
    Esses livros sob pontos de vista dos animais na maioria das vezes mistura uma pureza e momentos engraçados.
    Eu li certa vez "Beleza Pura:Memorias de um cavalo" e pelo que eu vi na sua resenha o livro segue a mesma linha.
    Deve ser lindo

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Babi, tudo bem? É exatamente isso que você falou, uma mistura de pureza com momentos engraçados. Se você gosta deste estilo de leitura, com certeza irá amar a obra do Garth Stein, é simplesmente fantástica. Sobre a sua indicação, confesso que não conhecia, porém com toda a certeza irei pesquisar mais sobre. Obrigada pelo feedback.

      Grande beijo!

      Excluir
  11. Parece ser muito bom, histórias assim sempre me emocionam!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stéfani, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado da resenha. Não deixe de comentar por aqui o que achou da leitura caso venha realizá-la. Obrigada pelo seu comentário e até mais!

      Excluir
  12. Este livro está na minha lista de leitura há um tempo, já até o tenho na estante a minha espera, mas está faltando um pouco de tempo.

    Adorei a tua resenha, você me deixou com vontade de ir agora mesmo pegá-lo para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem? Assim que tiver uma brecha, leia! A história é extremamente linda e emocionante, o tipo de leitura obrigatória e aquelas que devemos reler anualmente. Espero que goste. Beijos!

      Excluir
  13. Que legal! Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Adorei sua resenha e me deu uma vontade imensa de lê-lo. Beijos.
    www.v3rsosdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, tudo bem? Fico muito feliz em saber que despertei tal vontade em você. Quando tiver a oportunidade, não deixe de me contar o que achou sobre. Beijos e até a próxima!

      Excluir