Se eu ficar, de Gayle Forman

Mia era uma garota que tinha tudo para ser extremamente feliz. Uma família amorosa, um talento nato para música, uma amiga fantástica e um dedicado namorado. Até que somos apresentados ao dia em que tudo isso muda. De repente, de um segundo para o outro, todas as alternativas para sua vida somem.


"E, de repente, tudo o que preciso é segurar a mão dele mais do que já precisei de qualquer outra coisa na vida. Não apenas sentir que ele segura a minha mão, mas segurar a dele também."

Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Páginas: 224
Editora: Novo conceito

A música é a última coisa da qual Mia se lembra. Logo após o acidente, ela ainda consegue ouvi-la. Ela vê os corpos dos pais, vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro, mas não sente absolutamente nada. Tudo o que ela consegue fazer é assistir. Assistir os amigos e familiares aguardando na sala de espera, os médicos tentando salvar sua vida e o seu amor lutando para ficar perto dela. Durante as 24 horas seguintes, ela precisa entender o que aconteceu antes e depois do acidente, pois a escolha mais difícil a aguarda.

Os personagens são ótimos. A Mia parece ser um amor de pessoa com toda a sua timidez e sensibilidade. A amizade entre ela e Kim é linda, do tipo que eu gostaria de ter e levar comigo para o resto da vida. O amor em sua família é fantástico e fica impossível não se apaixonar por seu irmãozinho mais novo, Teddy – inclusive que me arrancou muitas lágrimas. E claro, o amor entre Mia e Adam.

Eu o li após assistir ao filme e este foi um daqueles que não tive problemas. As vezes quando já sei a história, acabo perdendo o interesse. Não foi o que aconteceu. Impossível não se comover com o dilema de Mia, não colocar-se em seu lugar. O livro me prendeu no início ao fim e o final não ficou em aberto para mim. A interpretação é alma do negócio para entender as últimas frases do livro.

A mensagem mais importante que o livro nos passa é que devemos valorizar cada segundo ao lado de quem amamos. 

0 comments