A coroa, de Kiera Cass

Começo esta resenha afirmando que devo ter sido uma entre poucas as pessoas que de fato gostaram da filha de America e Maxon. Muitos os fãs da série "A Seleção" acham ambos os volumes, e a história, descartáveis. Eu, particularmente, discordo. Acredito que foram agradáveis para o leitor, não essencial, mas fizeram um bom papel. 

“Eu estava rodeada de exemplos de como o amor, o amor verdadeiro, era capaz de tornar uma pessoa mais forte diante das circunstâncias, ainda que fosse necessário enfrentar a maior decepção da vida ou carregar o peso de um país nas costas. De repente, não conseguia me lembrar por que eu tinha tanto medo daquilo.”

Título: A coroa
Autora: Kiera Cass
Gênero: Romance / Young adult
Páginas: 310
Editora: Seguinte
Avaliação: 

A obra continuou exatamente de onde seu antecessor acabou, acompanhando a recuperação de America, o desgaste de Maxon e a dor de Eadlyn pelo até então erro cometido por Ahren.  Em 'A herdeira' vimos que Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro através da Seleção, muito menos o amor verdadeiro. Mas, a vida é assim, nos prega peças o tempo todo e no enredo desta história não foi diferente. Agora, a garota precisa fazer uma escolha muito difícil, quem será o seu futuro marido?

No livro anterior fomos apresentados a uma princesa arrogante e extremamente segura de si. Já neste novo volume, o que vemos é uma Eadlyn fragilizada pela doença da mãe e totalmente ansiosa por ter que governar o país e perdida ao fato de escolher um marido.

A competição chegou à Elite por conta da falta de tempo por sua rotina como governante, e sempre que olhava para os pais, a certeza de que nunca iria chegar ao menos perto de ter um o amor como o de ambos só aumentava. A cada dia Eadlyn conformava-se de que iria se casar por obrigação.

Com o povo a loucuras, insatisfeito com o rumo do Illéa e com a ameaça de uma nova rebelião, a princesa precisa agir. Em quem ela pode confiar tal posição? Qual será o destino desta Seleção? A sua escolha irá agradar o rei?

Enquanto cada um deles apresentava características únicas, um nó foi se formando na cabeça da jovem. Como seria possível escolher apenas um? Ean continua sendo um bom partido, sabe se portar em público e ao seu lado ela não correria o risco de apaixonar-se; Hale se mostrou um ótimo ouvinte ao derrubar suas barreiras; Henri sempre de bom humor, se mostrou uma pessoa extremamente otimista, além de um ótimo cozinheiro; Kile, por sua vez, superou todas as expectativas ,é um perfeito para o cargo e a princesa sabia, ele faria qualquer por ela.

“Tudo o que você quer é construir. E eu acho isso incrível. Tem tanta gente no mundo que só quer destruir. Não é maravilhoso você desejar o contrário?”

Um dos pontos que me incomodou bastante foi que a autora quis refazer a impressão ruim que foi criada por alguns leitores sobre a princesa. Outro fato foi o final. Eu realmente não queria este final, me deixou extremamente decepcionada, mas nem por este motivo achei a leitura ruim. Vida que segue e na minha cabeça tem um desfecho melhor.

A escrita de Kiera Cass continua envolvente, a ponto de sentirmos todas as dúvidas junto da personagem principal. Novamente tornou-se uma leitura rápida, o que faz com que você chegue ao final desta obra rapidamente.

20 comments

  1. O final deixou todos meio "assustados" mesmo, mas eu curti. Amo essa série de paixão ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa série até porque não é muito o meu género e leitura, mas às vezes gosto de variar um pouco e me pareceu interessante. Gostei das sua resenha. :)

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, eu acho A Seleção totalmente descartável. Li o primeiro de uma aluna e agradeci por ela ter me emprestado, pois não gastei dinheiro para ter certeza de algo que já sabia. Por causa disso, de não ter gostado, sinto que não é adequado ficar falando, principalmente, para quem gosta, isso, de certa forma, quebra o diálogo. No entanto, concordo quando você diz que é uma leitura rápida.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler os livros dessa série e gostei bastante de conferir a sua resenha. Acho que são livros que vão me envolver muito e esse parece ser um dos mais gostosos.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Que pena que o final não te agradou...
    Eu achei bem legal, visto a forma como os acontecimentos (na minha opinião) tenham sido um poucos atropelados para chegar no desfecho.
    Mas enfim... Adorei sua resenha e concordo que nesse livro a Eadlyn está mais fragilizada e menos arrogante.
    Também acho a escrita da Kiera envolvente. É difícil parar de ler rsrs
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  6. Não gostei muito dessa continuação para a Seleção. Acho que meio que tira toda a importância da primeira trilogia, além de ser meio desnecessária.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  7. OIe,
    Preciso arrumar um tempo para conhecer os livros de A Seleção. Só ouço elogios para a série e quero muito lê-la em breve. Quanto o livro A Coroa, eu também geralmente não gosto dos livros que são spin-off's de outra coleção, mas se eu ler os outros, prometo conferir esse.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. De fato, não conhecia a série, embora ache que já tenha lido algo sobre ela em algum lugar. É um mote interessante, embora não me atraia tanto assim. Mas olharia com atenção, principalmente depois de ler o que você escreveu aqui!

    ResponderExcluir
  9. Olá, quando se fala desse livro é dificil encontrar alguém que tenha ficado satisfeito com o desfecho, a autora tentou fazer algo para redimir a escolha da America e acabou desagradando os fãs com a Eadlyn, também não gostei.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Achei que a série ao longo do quarto livro ficou bem abaixo do esperado. Tive muitas dificuldades pra seguir até o fim.
    Eadlyn é uma personagem completamente arrogante e antipática.
    Contudo, adorei suas considerações!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  11. Eu mesma não comecei esta parte nova da série pois tenho um pé atrás com ela. Mas fico feliz que você tenha gostado. Quando for ler, espero gostar também, até porque a escrita da autora é muito boa mesmo.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. Oieee
    Não li nenhum livro da serie, sempre coloquei na minha lista porem nunca li, que pena que não te agradou, acho as capas lindas
    Boas leituras

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tenho curiosidade de ler esse livro, justamente pelas opiniões que falam. Mas cada livro tem sua importância. Bjos <3

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Sou do grupo que não gostou do livro mesmo HAHAHA mas foram vários pontos, além da personalidade da Eadlyn, que não me foram bons: primeiro que a autora correu demais com a história no final, e que final (?) porque não é lá aquelas coisas. Segundo que apesar de ter gostado, e adivinhado, qual seria o par dela, essa decisão da princesa foi muito momentânea e rápida mesmo ela tendo sentimentos por outro. A autora não trabalhou isso sabe? Parece que a história foi feita mais como marketing de venda do que algo que a Kiera queria ter escrito. Enfim, comigo não funcionou e vejo sérios problemas desde A Herdeira. Que bom que pra você não foi tão ruim, mas não podemos negar que é aquilo tudo rs
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Fico feliz que tu tenha gostado do livro e da protagonista. Eu sou da maioria que a odiou. Não aceitei que aquele casal fofo e engajado tenha criado uma filha tão boboca, sabe? E novamente me irritei com como ela desenvolve mal uma premissa tão boa especialmente sendo importante pra trabalhar a mente jovem. Gostei da leitura e tal, mas como tu disse, achei descartável.

    ResponderExcluir
  16. AMO a trilogia. Porém esses dois últimos livros "A Herdeira" e "A coroa", não me ganharam. :/

    ResponderExcluir
  17. Oi Júlia! Ainda não li a série a Seleção, que está lindamente me convidando da prateleira da estante toda vez que olho para ela! ehehe
    Adorei a resenha, me perdi um pouco na relação dos personagens porque, obviamente, não sei quem são e o que precedeu essa história! <3
    Confesso que comprei todos os lançados dessa série só porque as capas me fazem suspirar ehehhe mas em breve começo a ler! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li essa série, mas pretendo ler. Adorei o que você disse sobre o final do livro: "Vida que segue e na minha cabeça tem um desfecho melhor." Acredita que eu também faço isso? Quando o final não me agrada, eu imagino o meu final e sigo em frente...Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oie amore,
    Ahhh Kiera... como amo esses livros... sua resenha me fez lembrar da leitura...
    De fato, concordo com você... a leitura flui tão gostoso que nem percebemos e já estamos no fim!
    Beijoka!

    ResponderExcluir